A Internet é uma fonte de estimulação mental para os idosos

10 Ago

Algumas pessoas poderão dizer que "isso é coisa de jovens", mas a Internet começa a se mostrar como uma ferramenta poderosa para exercitar a mente e reforçar os vínculos sociais em qualquer idade. "Os idosos que utilizam a Internet encontram uma nova via para voltar a se conectara com a comunidade e até podem se beneficiar com doses regulares de estimulação mental", garante o doutor Gary Small, diretor do Centro para o Envelhecimento da Universidade da Califórnia, em Los Angeles. A rede oferece o benefício adicional de uma maior participação na comunidade, um grande presente especialmente para todos os que não podem se deslocar facilmente, afirma Small. "A geração de hoje em dia é uma ciber-geração", diz o especialista. "A Internet permite aos idosos atravessar as fronteiras de geração e entrar em contato com membros mais jovens da família".

Muitos idosos sofrem de "ciber-fobia" à tecnologia informática que cresce velozmente, mas ficar ligado traz benefícios: "Aprender algo novo e se comunicar com outros é definitivamente muito positivo para a saúde de uma pessoa". Small falou sobre um estudo financiado pela Fundação MacArthur que demonstrou que manter a mente ativa na vida cotidiana ajuda a envelhecer de maneira mais saudável. Por exemplo, destaca o especialista, poderia ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças que muitas vezes estão ligadas à velhice como o mal de Alzheimer. SeniorNet, um grupo americano sem fins lucrativos com sede em São Francisco, trabalha para levar a Internet até as pessoas de mais de 50 anos. "Aqueles que não estão na Internet se sentem excluídos das conversas, mesmo dentro das suas próprias famílias, porque não entendem o jargão", explica uma porta-voz de SeniorNet, Stacy Dieter. "Aprender a utilizar este recurso é como encontrar uma porta para o mundo", afirma. "Para os deficientes, é uma maneira de se manter em contato com o resto da sociedade sem sequer deixar o quarto". A organização tem mais de 160 centros de aprendizagem nos Estados Unidos e oferece aulas de Internet de baixo custo para as pessoas da terceira idade. Dieter disse que os idosos desfrutam de grupos de bate-papo sobre assuntos específicos, como encontrar outros veteranos do mundo que tenham combatido na Segunda Guerra Mundial. E os imigrantes gostam de entrar em diálogos "on-line" com pessoas do seu país ou inclusive da sua cidade de origem.

Um relatório divulgado pela America Online mostrou que nos Estados Unidos só 22% dos assinantes da Internet têm 50 anos ou mais. Mas um estudo de SeniorNet demostrou que esse número está crescendo, com 70% dos idosos donos de um computador pessoal ligados on-line em 2008, comparado com só 17% em 1995. Elisa Driz, de 75 anos, teve uma aula de graça de Internet na sua biblioteca local para se ligar e comunicar com seus parentes na Argentina e em Israel sem gastar fortunas em ligações telefônicas: "Na verdade, eu esperei tanto para aprender porque estava morta de medo e confusa", disse Driz. "Mas acabamos comprando um computador e na semana passada minha filha, que mora em Mendoza, na Argentina, enviou fotos do meu neto. Foi maravilhoso". Ela diz que o que mais lhe interessa é o correio eletrônico, mas também acha interessante fazer compras, planejar viagens e ler jornais internacionais on-line. "Provavelmente ainda existam muitas coisas que posso fazer que não conheço e que devo aprender, mas isso é revolucionário", garante. Fonte: New York Times Syndicate